quarta-feira, 3 de abril de 2013

A VOCAÇÃO COMO O VERDADEIRO CAMINHO DE TODOS



A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra à fazer algo, à alguma coisa. Antigamente este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para medicina, música, artes, etc.. Depois ele foi adquirindo um significado religioso passando a designar o chamado de Deus.
Vocação  - chamado -  resposta
Deus não age de forma diferente. Só que, ao chamar, Deus, antes de pedir Ele dá. Deus chamando o homem primeiramente à vida, à existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade, capacidade de lhe responder...
Depois de ter chamado o homem para a vida, Deus torna a chamá-lo, porque há muitas coisas que Deus deseja fazer no mundo através do homem. Deus não quer mais agir sozinho. Por isso, quando Deus chama, Ele chama para pedir alguma coisa, confiar alguma missão. O chamado de Deus é sempre um desafio:
1. Ao sermos chamados à vida, nos comprometemos a cumprir uma determinada missão que todos os outros possam viver bem.
2. Ao sermos chamados à fé, pelo batismo, nos comprometemos a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e a colaborar com os homens na busca da verdade e do bem vivendo como irmãos.
3. Ao sermos chamados a qualquer estado de vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial) assumimos um compromisso específico com a comunidade humana, de ajudá-la a encontrar a felicidade.
Para que isso aconteça é indispensável que cada um faça desabrochar e fortificar a vocação que está em seu interior (talentos = = Mt 25,14-30).
As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria.
Podemos dizer que, vocação é a oferta divina que exige uma resposta e um compromisso com Deus. Nesta definição percebemos três aspectos:
1. Oferta (chamado) de Deus;
2. Resposta do homem;
3. Compromisso com Deus e com o irmão
A resposta do homem deve ser constantemente reassumida. É no dia-a-dia que se deve ir fazendo caminho e assumindo os riscos do nosso SIM.
Vocação é descoberta do próprio ser pessoal. Todo homem é chamado a aperfeiçoar a bondade que existe, em germe, em seu interior, a descobrir a sua vocação, a construir um mundo fraterno onde haja sol para todos, vida para todos.
A vida não é feita só de momentos claros, nos quais se percebe perfeitamente a vontade de Deus. Muitas vezes é necessário seguir por caminhos escuros e até incomuns. Muitos devem lutar duramente para seguir sua vocação. "A Palavra de Deus não dispensa ninguém de pensar, de tatear, de buscar, de tomar decisões".
Vocação é convite pessoal que Deus dirige a cada um. Cada ser humano tem algo de pessoal, e uma maneira pessoal de realizá-lo. Ao descobrir sua vocação, o homem está se descobrindo a si mesmo. Daí a necessidade de permanecer atento a tudo, para perceber sua própria vocação.
Seguir uma vocação é buscar incansavelmente uma resposta aos próprios anseios. Todo homem é chamado a decidir-se, a assumir os valores descobertos em si e não poupar esforços para alcançar os objetivos propostos.

COMO SE MANIFESTA UMA VOCAÇÃO?
Os fatos falam para quem sabe ouvi-los. Há indivíduos que passam ao longo da vida sem encontrar motivações para viver. Isso porque ficam surdos à voz de Deus que fala no recolhimento da oração e também nos acontecimentos da vida. "Deus fala continuamente, muitas vezes e de muitos modos" (Hb 1,1). É importante saber ler e interpretar tudo aquilo que se passa ao redor, para descobrir o plano de Deus a nosso respeito. Realizar o plano de Deus é realizar a própria felicidade.

O QUE É SEGUIR UMA VOCAÇÃO?
Seguir uma vocação é viver a vida com intensidade. É responder aos apelos de Deus. É renovar-se, converter-se, ir além, superar-se constantemente.
Seguir uma vocação é dar grandeza ao coração. É vencer todas as resistências. É seguir o apelo divino que chama a uma missão, a um serviço.
Ao dizer o SIM, a pessoa não está livre da angústia, da incerteza, da morte. O próprio Cristo disse SIM desde toda a eternidade à vontade do Pai, e entretanto na cruz exclamou: "Meu Deus, meu Deu, por que me abandonastes?"
Vocação é ponto de partida. Descobri-la é uma das condições para alcançar o ponto de chegada. O importante é partir. (Sai da tua terra e vai, onde te mostrarei = Abraão).

VOCAÇÃO É UM ESTADO DE VIDA
Todo homem é chamado a ser homem, a realizar-se fazendo algo. Deus convoca, faz seus apelos a cada momento da vida. Vocação, portanto, é o eco de Deus a ressoar dentro da alma humana. Realiza-se a vocação dentro de um determinado estado de vida. Os mais conhecidos são: matrimonial, sacerdotal e religioso. Descobrir e assumir a vocação num determinado modo de viver, é descobrir a felicidade de servir. É no seu estado de vida que a pessoa realiza a missão insubstituível que Deus lhe confiou.
Toda vocação é o resultado comum, de duas decisões livres:
a) a de Deus, escolhendo e chamando livremente o homem,
b) e a do homem respondendo livremente ao apelo divino.
A vocação vai despertando e se desenvolvendo lentamente, silenciosamente. Na entrega diária à vontade de Deus, descobre-se a verdadeira resposta.

A VOCAÇÃO É RESPOSTA LIVRE DO HOMEM
Homem algum consegue viver sem fazer, conscientemente, sua escolha. Todo homem deve dizer: "sim" ou "não" ao chamado que Deus lhe faz. A decisão deve ser livre. É o indivíduo que decide e ninguém mais deve influir sobre suas procuras.
A resposta que as grandes figuras da Bíblia deram a Deus foi uma resposta sem reserva, uma resposta que colocava o cumprimento da missão de toda a realização humana. Leia em sua Bíblia as seguintes vocações :
1. Abraão e Sara: é um casal vocacionado a construir um povo (cf. Gn 12,1-9) a partir de sua identidade. Sua vocação está voltada para uma nação, uma terra, e exige uma postura de profunda confiança em Deus;
2. Moisés: ainda bebê, foi salvo das águas para servir a Deus como libertador do povo hebreu (cf. Êx 3,1-11) e também levar até ele a palavra de Javé;
3. Samuel: foi vocacionado para que fosse mediador entre Deus e o povo (cf. 1Sm 3,1-19) pela prática da justiça e da oração;
4. Jeremias: foi alguém com muito medo, mas soube responder ao chamado de Deus (cf. Jr 1,4-10) com consciência do que deveria realizar (cf. Jr 1,17-19);
5. João Batista: a ele coube a missão de anunciar a vinda do Messias (cf. Lc 1,5-22), pois havia séculos que a “figura” do profeta desaparecera em Israel, e muitos acorriam a ele (cf. Mt 3,5);
6. Maria: com vocação para ser Mãe de Deus (cf. Lc 1,26-38), ela confiou e aceitou a missão sem compreender o propósito de Deus;
7. Jesus: é a síntese da vocação profética, ou melhor, é o “Ungido do Senhor” (cf. Jo 1,35-39; Lc 6,12-16; Mc 1,17-20);
8. Os Apóstolos: tinham por vocação pregar os ensinamentos de Jesus e de serem “pescadores de homens”, com o compromisso de adesão pessoal ao Mestre. 

Assim, concluímos que a vocação é a resposta do ser humano que tem fé ao Pai de misericórdia, pois “nós cremos no amor de Deus” (Deus Caritas Est n.° 1), o qual nos chamou à existência e nos constituiu seus colaboradores na obra da criação.
Como nossa busca nunca será completa, também nunca daremos uma resposta perfeita. Todos os dias devemos voltar a escolher aquilo que desejamos alcançar. Deus acompanha o homem: "Eu estarei contigo", diz incessantemente o Senhor. Ajuda a vencer as dúvidas, as vacilações, os momentos de incertezas, as horas de escuridão. Ajuda a vencer a vontade de fugir à responsabilidade da vocação, a tentação de dizer "não" e a virar as costas. E quem faz vencer todas as resistências, é a convicção de que Deus está com a gente. Ele acompanha o homem que procura dar uma resposta sincera, que tem fé. A função do homem é ter vontade firme e deixar-se conduzir por Ele.

VOCAÇÃO NA IGREJA
Na Igreja existe uma variedade de serviços (ministérios). Cada cristão tem uma função própria a desempenhar dentro da Igreja que é a grande comunidade dos filhos de Deus.
Cada vocação na igreja é um carisma, isto é, um dom de Deus, que deve ser colocado a serviço de toda a comunidade e de todos os homens. Importa cada um de nós descobrirmos qual o serviço (ministério) que Deus espera de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário