domingo, 13 de janeiro de 2013


PALAVRA DE NOSSO MINISTRO GERAL FREI MAURO JÖHE SOBRE O ANO DA FÉ


Iniciamos o Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI, em sua Carta Apostólica “Porta Fidei” de 11 de outubro de 2011. Este evento marca as comemorações do quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e terminará aos 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Este ano é de suma importância para o aprofundamento e vivência da Fé cristã.

Nosso jeito capuchinho de transmitir a Fe precisa de
Evangelizadores novos para uma Nova Evangelização
"Evangelizar é a graça e a vocação própria da Igreja, é a sua mais profunda identidade" ( Evangelii Nuntiandi , 13-14). A Igreja recebeu do Senhor a missão de proclamar e difundir o Evangelho como "poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1: 16) e como a "palavra viva e eficaz" (Hb 4, 12). Ela recebeu a missão de proclamar e difundir uma pessoa, ou seja, a pessoa de Jesus Cristo, que é a palavra final de Deus feito homem (cf. 1 Cor 1, 24). Anunciar o Evangelho, a pessoa de Jesus Cristo, é, portanto, uma obrigação para cada batizado, caso contrário, "Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho" (1 Cor 9, 16).
 Graças ao dom do Espírito, os Apóstolos, com ousadia "parresia" (Atos 2, 29), as suas experiências de Jesus e a esperança que os anima, não só em Jerusalém, Judéia e Samaria, mas até mesmo para os fins de o mundo.
 Depois de vinte séculos, a Igreja de hoje precisa de uma nova época missionária - como indicado em 1990 pelo Beato João Paulo II (cf. Redemptoris Missio 294-340, IL 85). Bento XVI recorda-nos também isso não só por causa da multidão de pessoas que ainda não conhecem a Boa Nova - ou mesmo muitos dos batizados que não são suficientemente evangelizados e que precisam de novo a Palavra de Deus proclamada a eles em um persuasivo " maneira ", mas também por causa das muitas pessoas que antes eram" ricos em fé ", hoje corre o risco de perder sua própria identidade", sob a influência de uma cultura secularizada. "Neste contexto, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Concílio Vaticano II , os ensinamentos dos Papas recente, e no ano de Fé ", hoje devemos enfrentar com coragem uma situação cada vez mais diversificado e exigente, revivendo o impulso das origens, e" permitir-nos a ser preenchido com o ardor da pregação apostólica depois de Pentecostes " ( NMI40). Isso mostra a necessidade urgente de que existe para nos deixar ser preenchido com o ardor da pregação apostólica "(cf. NMI 40). "Nova evangelização", além disso devem ser afirmados sem medo, confiante na eficácia da Palavra "(cf. Verbum Domini 96).
 A nova evangelização exige certamente novo ardor, novos métodos, novas expressões, mas, acima de tudo, novos evangelizadores de "personalidades sólidas, que são animadas pelo fervor dos santos" (VC 81). Estes, aliás, não deve ser ocupado apenas com estratégias de renovação, mas em "aumentar a qualidade do seu testemunho" ( IL 158), devem ser pessoas que se permitem ser continuamente desafiados pela Palavra de Deus e que fazer uma leitura teológica dos sinais dos tempos e lugares (cf. Evangelii Nuntiandi 15). Tendo em conta que o testemunho cristão é a primeira forma de evangelização (cf. Ecclesia in Medio Oriente , 66) e que a nova evangelização envolve, acima de tudo ", o lançamento de um movimento de conversão" ( IL 88) de tal forma que, em cada o batizado o entusiasmo de pertencer a Cristo é revivida (cf. IL 87), a nova evangelização precisa de homens e mulheres que "manifestar a unidade entre auto-evangelização e testemunho, entre renovação interior e ardor apostólico, entre ser e agir, mostrando que o dinamismo surge sempre a partir do primeiro elemento de cada um destes pares "(VC 81).
 A propagação da fé cristã através da pregação do Evangelho é "uma missão essencial da Igreja" (Ecclesia in Medio Oriente , 85). Para que ele seja credível e "apresenta-se como uma realidade que pode ser vivida e dá vida", e não é apenas uma coisa utópica ou ideológica, precisa de testemunhas (cf. Verbum Domini 7). Nenhuma estratégia, porém novo e apropriado que possa parecer, pode atender a essa exigência.
 No contexto da nova evangelização, uma tarefa fundamental a ter em mente é a formação de evangelizadores novos que podem responder com clareza, criatividade, ousadia e - de uma fidelidade perfeita à sua vocação - para os desafios colocados pela difusão da fé no presente contexto. Especificamente, esta é caracterizada por formação de alguns pontos especiais. Entre outros, destaco o seguinte:
 ·         Os evangelizadores novos devem ser, acima de todos os homens e mulheres que são inspirados por uma fé verdadeira. Se "a difusão da fé é o fim da evangelização" (cf. IL 31), então o que é essencial em um evangelizador é a fé. Essa fé, porém, não deve ser apenas uma fé abstrata de noções, como o Cardeal Newman disse, mas uma fé que se torna experiência, uma fé vivida, celebrada e confessou, de tal forma que faz a transição do meramente fictícia à realidade possível . Os biógrafos de São Francisco de Assis o descrevem como um evangelista novus enviado por Deus para despertar os corações dos homens e mulheres de seu tempo para uma verdadeira sensação de presença e de trabalho de Deus em sua vida. O que o Pobrezinho de Assis fez foi a de realizar uma nova evangelização da sociedade e da cultura de seu tempo. Sua novidade não consiste em pregar o Evangelho, mas de uma nova compreensão do Evangelho com um compromisso apaixonado e encarnação criativo, tudo possível graças a sua fé sólida em Aquele a quem ele confessou como o todo de sua vida (cf. louvores de Deus, 4).
·          ·         A fé de que falamos tanto deve nutrir e mostrar-se através de uma intensa vida de oração, até se tornar uma pessoa que tornou-se toda a oração (cf. São Francisco). O evangelizador novo, desde os primeiros anos de sua formação, deve ver-se como um discípulo permanente na arte da oração. Só assim ele será capaz de manter a sua fé de enfraquecer e sucumbir à sedução de suplentes. Só então ele será capaz de se manter constantemente no Senhor (cf. Jo 15, 4), sabendo que sem Ele, nada pode fazer (cf. Jo 15, 5). A oração, a amizade com o Senhor, eo diálogo de amor com ele são o que permitirá que o evangelizador a ser possuída e transformado pelo Amado, para dizer com São Paulo: "Já não é mais eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim "(Gl 2, 20). Desta forma, ele será capaz de responder com sabedoria evangélica às grandes questões que surgem a partir da inquietação do coração humano e suas necessidades mais urgentes, incluindo a necessidade de Deus.
       Ser apaixonado pelo Senhor que se manifesta em uma vida de oração constante, se é autêntica, vai nutrir no evangelizador novo também uma grande paixão pela humanidade, especialmente dos pobres, levando-o a tornar-se menor entre os menores da terra . Sem o testemunho de um amor prático e concreto para os pobres e no testemunho também de uma vida coerente vivida a partir da lógica da minoria e de serviços gratuita, marcada pela simplicidade e proximidade com o mínimo, a nossa mensagem dificilmente será credível e irá executar o risco de se afogar no mar de palavras (cf. NMI 50). Isso traz completamente a questão da radicalidade evangélica da vida, que vai garantir o significado da vida e da missão da nova evangelização.
       Esta paixão pela humanidade vai liderar o novo evangelizador não deve ser deixado de fora nas margens de alguns dos desafios a que o homem moderno é particularmente sensível (desequilíbrio ecológico, por exemplo, a constante ameaça para a paz, o desprezo pelos direitos humanos mais básicos como o direito à vida) e colocar-se adequadamente na aeorapguses novos de missão, como o mundo da educação, cultura, comunicação social, etc (cf. VC 96-99).
      Tudo isso faz com que a nova evangelização na formação inicial e contínua de aprender a arte do diálogo. A missão de ser portador do dom do Evangelho vai junto com o diálogo cultural, ecumênico e inter-religioso. O diálogo, por sua vez, envolve aprender como tanto ouvir e falar, ou seja, ouvir o outro com o respeito que lhe é devido e, ao mesmo tempo, saber como dizer uma palavra nascida em silêncio, amadurecida na reflexão , e alimentada por um estudo sério. Com o diálogo vem simpatia pelo mundo tão amado por Deus (cf. Jo 3, 16), que é acompanhado por um discernimento sério que, por sua vez, nos leva a "distinguir entre o que é do Espírito Santo e que é contrário a ele" (cf. VC 73). Diálogo implica libertar a linguagem de sua gaiola, a fim de tornar a Boa Nova mais compreensível para os homens e mulheres de hoje. Por último, o diálogo implica sendo formada no meio moderno de comunicação, para que eles possam estar a serviço da Palavra e evangelização (cf. Ecclesia in Medio Oriente , 72).
A nova evangelização precisa de novos evangelizadores que vivem pela Palavra e levá-la como a alma e fonte de comunhão e testemunho, mas precisa de novos evangelizadores que se deixam ser evangelizada por encontrar Cristo, a fim de que eles podem se atrevem a falar abertamente de Deus e proclamar corajosamente o Evangelho, mas precisa de evangelizadores novos que estão constantemente alimentada por uma vida sacramental e litúrgica, que lhes permite melhor tirar da patrística, a riqueza bíblica, teológica e espiritual. Dada a necessidade de nova evangelização por parte dos novos evangelizadores, eu acredito que este Sínodo deve fornecer diretrizes para a formação destes novos evangelizadores, para que eles possam responder adequadamente às exigências que a nova evangelização implica.

(Fonte: Cadernos de Espiritualidade Franciscana, nº 11, pp. 41-47).

Nenhum comentário:

Postar um comentário